Cenário do Câmbio 17/08/2023
Como estão os mercados pouco depois da abertura do pregão (cotações às 10h25):
- Ibovespa sobe 0,81%, aos 116.527 pontos
- Dólar cai 0,46% aos R$ 4,9637 no mercado à vista
- Juros futuros sobem moderadamente em todos os vencimentos
Bolsa Brasileira
A alta expressiva dos preços do minério de ferro e o avanço firme do petróleo têm potencial para dar sustentação ao Índice Bovespa ao longo da sessão desta quinta-feira. O índice busca interromper uma sequência histórica de quedas, que soma 12 pregões consecutivos e perda de 5,21% no mês. Possíveis estímulos à China impulsionam as ações da Vale, que figuram entre as maiores altas do índice.
O contrato futuro mais negociado do minério de ferro na Dalian Commodity Exchange da China fechou em alta de 4,34%, cotado a US$ 105,09 por tonelada. A matéria-prima sobe na mesma proporção em Cingapura e deve dar sustentação aos índices metálicos da bolsa de Nova York. Hoje o Banco do Povo da China (PBoC) afirmou estar comprometido com a ampliação do apoio à atividade e mencionou que ajudará a coordenar apoio financeiro para a dívida de governos locais.
“Certamente há muito espaço para recuperação dos preços deprimidos na Bolsa, mas os mercados seguem suscetíveis aos sinais de desaceleração da economia global e aos juros altos por mais tempo”, afirma o economista e consultor Alvaro Bandeira, em análise matinal.
Dólar e Juros futuros
O dólar acelerou queda e levou o índice DXY (que mede a moeda americana perante seis pares fortes) às mínimas intraday, após o Departamento de Trabalho dos EUA informar recuo nos pedidos semanais de auxílio-desemprego, embora próximo às expectativas do mercado e com revisão para cima nos pedidos da semana anterior. A moeda chegou a ganhar algum fôlego após o dado, porém, o movimento se desfez, com o avanço do euro e da libra.
Os juros futuros operam perto dos ajustes anteriores, com viés de alta acompanhando o rendimento dos Treasuries (títulos do Tesouro americano) longos. Mas os ajustes são bem estreitos diante da queda do dólar ante o real, da valorização de commodities e do alívio nos retornos dos Treasuries de dois anos.
As taxas longas dos títulos do Tesouro americano se mantêm em alta moderada, ajudando a limitar a valorização do real e pares emergentes ante o dólar, por expectativas de mais aperto de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) reforçadas pela ata da última reunião do BC americano ontem.
Principais agendas do dia
9h30, o Departamento de Trabalho dos EUA divulga os pedidos de seguro-desemprego da última semana.
9h30, no Brasil, o primeiro grupo de economistas participa de reunião trimestral com diretores do Banco Central.
11h, o Tesouro Nacional realiza leilão de LTN e NTN-F.
11h30, o segundo grupo de economistas participa de reunião trimestral com diretores do Banco Central.
12h, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, concede entrevista ao site Poder360.
Cenário do Câmbio 17/08/2023
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 17/08/2023
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;