Em dezembro de 2018 a Comissão Europeia publicou a proposta de impulsionar o papel do euro em pagamento internacionais e também o seu uso como reserva monetária, visando desafiar a dominação do dólar no mercado.
Esta questão foi dada, devido a decisão dos Estados Unidos se retirarem de um acordo com o Irã sobre seu Programa Nuclear. O que tem forçado diversas empresas europeias a parar de negociações com Irã para evitar sanções norte-americanas.
A Comissão declarou: “A decisão de usar a moeda é, em última análise, tomada pelos participantes do mercado”.
A Comissão Europeia insiste que empresas e os Estados aumentem o uso do euro em contratos de energia, e também estuda formas de promover o uso do euro em mercados financeiros e de commodities.
Mudanças no mercado para a utilização do Euro
A ideia é reformular a união monetária de 19 países e adotar reformas financeiras que foram bloqueadas durantes anos por interesses nacionais conflitantes, conforme informação divulgada no jornal Extra – Globo.
Papel internacional do Euro
O uso do euro caiu durante a crise financeira que se deu durante 2007 e 2008. E mesmo a moeda tendo atingido seu pico no começo da última década, não se recuperou e o dólar permanece a moeda mais utilizada no mundo.
Para se ter uma ideia, 60% da emissão de dívida soberana e reservas internacionais de dívidas são em dólar, o euro é a segunda na divisa global e participação do mercado com 20%.
Vamos acompanhar e aguardar as mudanças do cenário de moedas estrangeiras para os próximos anos.
Corretoras de Câmbio para Comprar Euro
A Levycam é uma corretora de câmbio e valores que atua a mais de 85 anos neste mercado. Para saber mais sobre a compra de euro e outras moedas estrangeiras, entre em contato com a nossa equipe!