Você precisou fazer uma transferência internacional e de repente se deparou com alguns códigos que nem sabia que existiam ou o que significavam? Fique calmo, estamos aqui para facilitar a sua vida, você vai ver que eles não são difíceis de se entender.
Como as transações são feitas entre diversos países, necessitavam de uma padronização dos códigos bancários, então eles foram criados.
Eles identificam os bancos e as instituições financeiras do mundo todo, com eles, podemos saber de onde são e sua origem.
O código SWIFT, Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, que significa Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, é mais conhecido como código BIC.
O código BIC, Bank International Code, traduzindo, Código Bancário Internacional, ele identifica as instituições ao redor do mundo.
Já o código IBAN, sigla para International Bank Account Number, ou seja, a própria tradução já diz a sua função, Número da Conta do Banco Internacional.
Não é difícil entender os códigos após traduzidos para o português. Continue o texto e veja quando vai precisar desses códigos e como consegui-los.
Transferências Internacionais
Existem inúmeros motivos para se realizar uma transferência internacional, pode ser para enviar dinheiro para algum familiar em outro país, doações, pagamentos de importações e/ou exportações.
Antes de enviar seu dinheiro por alguma corretora de câmbio, você deve saber quais os requisitos que ela deve ter para mandar seu dinheiro com segurança.
Afinal, se você não quer ter burocracia, também não quer ter dor de cabeça com possíveis surpresas com empresas fraudulentas, não é mesmo?
Aqui vão alguns dos atributos que as empresas devem possuir para ganhar a sua confiança.
- Validação no Banco do Brasil;
- Avaliação positiva dos seus clientes;
- Profissionais capacitados e treinados com a melhor tecnologia;
- Certificados de Segurança nas operações.
As taxas usadas na empresa também contam na hora de escolher a melhor opção para efetuar as suas transferências internacionais.
Pesquise, anote todos os benefícios que você ganha ao optar por essa ou aquela instituição financeira, se antecipe na sua consulta para não deixar para última hora e acabar perdendo dinheiro ao fazer uma má escolha.
Onde encontrar os códigos
Antes de preencher os dados para finalizar sua transação, você tem que saber onde estão todos os dados do seu banco.
Os códigos IBAN e SWIFT/BIC podem ser encontrados no seu extrato bancário, porém, caso você não consiga achá-los, converse com seu gerente e ele saberá te informar corretamente.
Ou se preferir, entre no site da The Swift Codes e veja qual código é do seu banco correspondente. Saiba a sequência de números e caracteres de cada código e o que eles significam.
SWIFT/BIC
Seus 11 caracteres correspondem às seguintes informações.
- Código da instituição bancária, 4 letras
- Código do país, 2 letras
- Local onde está localizado o banco, 2 letras ou caracteres
- Agência bancária, essa última é opcional, ela tem 3 caracteres
IBAN
Composto por 29 caracteres, que são, sucessivamente.
- Código do país, 2 caracteres
- Dígitos verificadores, 2 caracteres
- Código do banco, 8 números
- Agência, 5 números
- Conta e dígito, 10 números
- Tipo de conta, 1 caractere
- Reconhecimento do titular da conta, 1 caractere
Agora que você já sabe tudo sobre os códigos, é só procurar a Levycam para finalizar suas transações com tranquilidade e segurança.