As remessas internacionais vindas do exterior são operações financeiras utilizadas por muitas pessoas jurídicas que realizam negócios no estrangeiro. Então, a forma mais segura e rápida de receber o montante devido é por meio das remessas de dinheiro.
Esse procedimento exige uma série de cuidados e também tem suas burocracias e regras. Portanto, se você precisa receber dinheiro do exterior e não sabe como esse tipo de operação funciona, continue lendo este artigo da Levycam.
Vamos explicar cada etapa essencial, que vai garantir o recebimento das remessas internacionais sem nenhuma intercorrência. Confira!
Como fazer remessas internacionais?
O primeiro passo para realizar esse tipo de operação é buscar os serviços de uma plataforma online, de uma instituição bancária ou de uma corretora de câmbio.
A vantagem de fazer as remessas interacionais com uma corretora especializada é que você terá orientação e todo o suporte, muitas vezes deixando toda a parte burocrática com os especialistas da casa de câmbio.
Além disso, para efetivar as transações, é preciso avaliar as taxas a serem pagas. Assim, procure avaliar as taxas mais competitivas oferecidas no mercado.
O beneficiário também deve conceder todas as informações de sua conta bancária no Brasil ao remetente no exterior.
Embora os dados possam variar segundo a plataforma ou instituição, os dados mais comuns solicitados são o nome do beneficiário, número da agência, conta corrente e código IBAN.
Impostos e taxas cobrados na remessa internacional
Nas remessas, incidem impostos como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), com alíquota de 0,38%. Mas não há incidência do Imposto de Renda. Além disso, é considerada a cotação do dólar comercial do dia.
Outras tarifas incluídas estão:
- Taxa de recebimento;
- Taxa de câmbio;
- Taxa Swift (taxa que cobre os custos da comunicação entre os bancos).
Como o dinheiro pode ser recebido?
Existem várias formas de um beneficiário receber o dinheiro vindo do exterior por meio de remessa. Os meios mais comuns, então, são a própria conta bancária, ou através de plataformas como PayPal.
Também é possível receber pelo Vale-Postal dos Correios e por intermédio das casas de câmbio como a Levycam, que são autorizadas pelo Banco Central.
Para mais informações ou para tirar dúvidas, entre em contato com os especialistas da Levycam Corretora de Câmbio e Valores!