Cenário do Câmbio 15/12/2023
Como estão os mercados pouco depois da abertura do pregão (cotações às 10h20):
- Ibovespa sobe 0,30%, aos 131.239 pontos
- Dólar avança 0,57% aos R$ 4,9432 no mercado à vista
- Juros futuros operam em queda nos principais vencimentos
Bolsa Brasileira
O tom moderadamente otimista internacional tem puxado a ligeira alta do Ibovespa no início da sessão desta sexta-feira, 15. Na esteira principalmente de indícios de recuo dos juros americanos, o principal índice da Bolsa brasileira vem de dois pregões seguidos de alta, com um recorde de fechamento. Ontem, subiu 1,06%, aos 130.842,09 pontos, renovando nível histórico nominal.
Ainda que tenha espaço para alguma realização e volatilidade, dado o vencimento de opções sobre ações hoje, o Índice Bovespa deve fechar a semana com ganhos. No acumulado semanal até ontem a elevação é de 2,95%. Ficam no radar as derrotas do governo no Congresso de pautas econômicas consideradas importantes para o alívio fiscal. Houve a derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à desoneração da folha de pagamentos de 17 setores e do veto ao marco temporal.
Os mercados externos ainda reverberam os sinais de corte de juros americanos dado pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) na quarta-feira. Com exceção da Bolsa de Londres, que cai, as demais europeias sobem levemente, bem como os índices futuros de ações norte-americanos, em meio a indicadores de atividade europeus e à espera da divulgação de dados dos EUA.
Dólar e Juros
O dólar à vista se alinhou à valorização leve da moeda americana exibida no exterior frente pares principais, após abertura com viés de baixa. O euro e libra cedem ante o dólar, após dados de PMIs na zona do euro e Alemanha reforçarem a contração da economia, Há também incerteza fiscal interna pesando no sentimento dos investidores, segundo um operador de câmbio.
Nos primeiros negócios, a moeda americana registrou queda em meio à alta de commodities e dados mistos da economia chinesa. Operador cita possibilidade de ingresso de fluxo comercial com a cotação no mercado à vista acima de R$ 4,910 na abertura.
No mercado de renda fixa, os juros futuros oscilam perto dos ajustes de ontem, com viés de queda, assim como os juros dos Treasuries (títulos do Tesouro americano) de 10 anos, que seguem abaixo de 4%, a 3,904% às 9h26 (3,909% no fim da tarde ontem). A taxa da T-Note 2 anos recua, mas o T-Bond 30 anos tem ligeira alta.
Os investidores estão em compasso de espera pelas votações no Congresso que vão afetar o cumprimento da meta fiscal de 2024. As votações da MP da Subvenção e da reforma tributária são os destaques, especialmente após importantes derrotas do governo no Congresso, com a derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à desoneração da folha de pagamentos para 17 setores e do veto ao marco temporal.
Cenário do Câmbio 15/12/2023
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 15/12/2023
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;