Cenário do Câmbio 13/12/2023
Como estão os mercados no início desta tarde (cotações às 12h42):
- Ibovespa sobe 0,22% aos 126.685 pontos
- Dólar cai 0,26% aos R$ 4,9534 no mercado à vista
- Bolsas em NY: Dow Jones, -0,02%; S&P500 +0,18%; Nasdaq, +0,31%
- Juros futuros operam em queda nos principais vencimentos
Bolsa Brasileira
A manhã da última Super Quarta do ano foi de tom essencialmente positivo no mercado de ações, com o Índice Bovespa operando em alta durante praticamente todo o período. Apesar do vencimento do mercado de opções sobre o índice, a volatilidade foi baixa e o indicador oscilou em um intervalo inferior a 1.000 pontos, sempre próximo dos 127 mil pontos.
Ao longo do pregão matutino, os ganhos se estenderam a quase todos os segmentos econômicos representados na Bolsa. No entanto, coube às ações da Petrobras promover alguns momentos de instabilidade no pregão, durante a realização do leilão de concessões da Agência Nacional de Petróleo, com oferta de 607 blocos exploratórios de óleo e gás em terra e no mar (leia mais no Cenário-Empresas).
No dia das decisões de política monetária dos Estados Unidos (às 16h) e do Brasil (após as 18h30), os indicadores econômicos divulgados pela manhã não chegaram a interferir nos negócios. O PPI, índice americano que mede a inflação no atacado, ficou estável em novembro, dentro do esperado pelo mercado e, por isso, não interferiu nas apostas de início de cortes de juros em maio. Por aqui, o dado de contratação de serviços no mês passado mostrou queda de 0,30%, abaixo da mediana do projeções Broadcast, que apontava estabilidade para o indicador.
Dólar e Juros
No mercado de câmbio, o dólar começa a tarde em baixa, após oscilar sem direção única, entre margens estreitas, ante o real durante a manhã. Os investidores ajustam posições em meio à queda dos juros dos Treasuries (títulos do Tesouro americano), após o PPI dos EUA. Há compasso de espera pelo anúncio da decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e a entrevista do seu presidente, Jerome Powell. Também há expectativas pelo desfecho da reunião do Copom, após o encerramento dos negócios locais. Para o Fed, a aposta quase consensual é de manutenção dos juros na faixa de 5,25% a 5,50% ao ano, enquanto para o Copom se espera novo corte de 0,50 pp da Selic, de 12,25% para 11,75% ao ano.
Nos juros, o movimento de queda das taxas futuras se acentuou ao longo da manhã, acompanhando o recuo das taxas dos Treasuries, que também influencia nas taxas de juros na Europa antes de o Fed confirmar, logo mais, a manutenção dos juros na faixa de 5,25% a 5,50%. Na abertura, o viés já era de baixa após o setor de serviços mostrar desempenho mais fraco que o esperado. O dado reforça o espaço para o Copom seguir com cortes de ao menos 50 pontos-base da Selic.
Cenário do Câmbio 13/12/2023
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 13/12/2023
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;