Cenário do Câmbio 02/08/2023
Como estão os mercados pouco depois da abertura do pregão (cotações às 10h33)
- Ibovespa cai 0,50%, aos 120.636,30 pontos
- Dólar sobe 0,12% aos R$ 4,7954 no mercado à vista
- Juros futuros têm viés de queda ao longo de toda a curva
Bolsa brasileira
O Ibovespa aprofunda a queda e vai às mínimas na faixa dos 120 mil pontos, reagindo ao rebaixamento do rating dos EUA pela Fitch. Segundo o economista da WIT Invest Rodrigo Antunes a decisão tem impacto relativamente moderado, estava parcialmente precificada e não indica risco de default do governo norte-americano. “De todo modo, acende a luz amarela principalmente para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano), ainda mais após a pesquisa forte da ADP [dados de emprego], sugerindo juros altos por mais tempo”, diz.
Conforme Antunes, após a decisão da Fitch, o impacto negativo no Ibovespa tende a ser pontual, dado que o cenário para Brasil segue favorável, em meio à iminência de corte da Selic hoje e ao avanço da agenda de reformas.
Em reação ao balanço do segundo trimestre, os papéis ordinários da Cielo lideram as perdas do Ibovespa. Antes da abertura do mercado, o Citi já esperava que os “fortes resultados” não seriam o suficiente para apaziguar os investidores após perda acentuada no volume total de pagamentos (TPV). Já o BB Investimentos afirma que os números sugerem que a companhia perdeu participação de mercado.
Apesar de os preços do petróleo rondarem a estabilidade, Petrobras e os pares do setor recuam, assim como Vale e as companhias siderúrgicas.
Dólar e Juros futuros
A moeda americana mostra viés de alta, mas chegou a oscilar para o negativo ante o real após o forte relatório de criação de empregos no setor privado dos EUA. Houve a criação de 324 mil empregos no setor privado americano em julho, bem acima da previsão de 183 mil dos analistas ouvidos pela FactSet.
O analista de câmbio da corretora Ourominas, Elson Gusmão, disse que o mercado parece travado, há demanda fraca por proteção induzida pelo exterior, mas os ajustes do dólar à vista são tímidos por um compasso de espera dos investidores pela decisão do Copom. Dúvidas ainda sobre a intensidade do corte da Selic hoje pesam no mercado, comentou.
Na renda fixa, os juros futuros oscilam perto dos ajustes de ontem diante dos sinais divergentes dos rendimentos dos Treasuries (títulos do Tesouro americano) e dólar instável ante o real. Os investidores locais monitoram entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao programa Bom dia Ministro, da EBC. Haddad disse que o governo federal irá inaugurar a partir de setembro uma fase “não bancária” do programa de renegociação de dívidas Desenrola.
Principais agendas do dia
9 horas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do programa ‘Bom Dia, Ministro’.
18h30, o Copom anuncia sua decisão para a taxa Selic.
22h45, é publicado o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto e de serviços em julho da China
Cenário do Câmbio 02/08/2023
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 02/08/2023
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;