Muitas pessoas sabem que comprar Real ou moeda estrangeira já no país de destino nem sempre pode ser uma boa opção para o viajante.
Geralmente, quando a aquisição é feita no próprio país, não há um estudo antecipado das movimentações de câmbio e o viajante muitas vezes se vê obrigado a realizar a compra sem conseguir a melhor cotação e taxas de câmbio mais vantajosas.
Há também os casos em que a moeda do país de destino não é facilmente encontrada no país de origem (especialmente quando se trata de moedas diferentes de libra esterlina, dólar americano, peso argentino ou mesmo o dólar australiano) assim obrigando o comprador a realizar o câmbio na última hora.
Nos dois casos, o resultado, na maioria das vezes, é esse: perda de dinheiro.
No entanto, há algumas maneiras de minimizar esse prejuízo no momento de comprar real no Brasil.
Confira as 4 dicas de como comprar Real no brasil
Estime os gastos
Ainda que os valores não possam ser adquiridos com antecedência no país de origem, viaje com uma estimativa de gastos que você terá.
Dessa forma, você poderá estimar o custo geral, ainda que ocorram flutuações na moeda.
Não compre moeda no aeroporto
Para quem precisa trocar a moeda com urgência, trocar o câmbio no aeroporto parece uma boa opção, mas não é.
As taxas em Casas de câmbio dentro de aeroportos costumam ser muito mais altas.
Além de normalmente cobrarem uma taxa fixa independentemente do valor que você irá trocar.
Comprar Real fora das casas de câmbio é arriscado!
As taxas comumente mais baixas de moedas compradas do mercado paralelo podem atrair compradores, especialmente os que precisam economizar muito na viagem.
Porém, adquirir valores sem comprovação de origem podem trazer problemas sérios ao viajante junto à Receita Federal, que pode presumir que o montante é ilegal ou provêm de crimes, como tráfico de drogas, por exemplo.
Utilize cartão pré-pago
Uma solução bastante eficiente para adquirir moeda de maneira segura e ainda ter total controle dos gastos é um cartão pré-pago internacional recarregável, que além de evitar surpresas com as contas no fim da viagem, possibilita ao turista uma maneira mais prática de realizar pagamentos sem precisar circular com somas grandes de dinheiro.
Prefira corretoras de câmbio a bancos no momento de Comprar Real
Ambas as instituições oferecem segurança e legalidade em qualquer operação e darão ao dinheiro uma certificação de origem legal.
No entanto, Casas de câmbio podem ser mais vantajosas, já que possuem:
- Taxas mais competitivas
- Filas menores
- Possibilidade de encontrar moedas diferentes como a coroa sueca ou o peso chileno
Além disso, são menos visadas que os bancos em relação à assaltos ou sequestros
Antes de escolher uma operadora de câmbio e realizar a compra de reais, verifique a lista de instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.
Caso precise adquirir moeda brasileira, a Levycam possui tarifas extremamente competitivas no mercado.
A Levycam também disponibiliza o Visa Travel Money, cartão pré-pago e recarregável, disponível em Dólares, Euros e Libras , e um cartão em Reais para estrangeiros no pais, que possibilita controle eficiente de gastos na viagem.