Cenário do Câmbio 05/02/2024
Como estão os mercados pouco depois da abertura do pregão (cotações às 10h16):
- Ibovespa sobe 0,18%, aos 127.410 pontos
- Dólar avança 0,49% aos R$ 4,9935 no mercado à vista
- Juros futuros operam em alta nos principais vencimentos
Bolsa Brasileira
A postura defensiva dos mercados nos Estados Unidos impede que o Ibovespa tenha um pregão de forte recuperação após a queda de 1% apresentada na sexta-feira, diante da percepção de que os juros americanos demorarão mais para começar a cair. Em Nova York, os índices futuros de ações caem, enquanto os juros dos Treasuries (títulos do Tesouro americano) e o dólar avançam. No momento, o principal índice da Bolsa brasileira opera em alta tímida.
As commodities também têm pouco a oferecer no sentido de avanço do Índice Bovespa, em semana de agenda comedida no exterior, mas forte no Brasil, com destaque para o IPCA e a ata do Copom. Ao mesmo tempo, fica no radar o noticiário corporativo, como resultados dos balanços do BTG Pactual e da BB Seguridade, divulgados mais cedo, e a expectativa para o do Itaú Unibanco após o fechamento da B3. Além disso, ficam no foco as ações de varejo após a Arezzo e o Grupo Soma confirmarem hoje a fusão que cria a gigante da moda de R$ 12 bilhões em receita.
Os investidores reagem a novos sinais de que os juros americanos não cairão em março e ainda que o processo poderá ficar até mesmo para depois de maio. Ontem, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, reiterou que um corte na taxa de juros americana no mês que vem “não é o mais provável”. Disse ainda ao canal CBS que o Fed não deve esperar a inflação alcançar seu alvo para começar a reduzir os juros.
Dólar
O dólar renova máximas desde a abertura em meio à persistente valorização da moeda americana e dos juros dos Treasuries no exterior. O diretor da Wagner Investimentos, José Faria Júnior, diz que a fala de Powell, neste domingo, deixou mais óbvio que o Fed irá demorar mais tempo para cortar os juros e que os cortes neste ano devem ser menores do que o esperado, impulsionando também as taxas de juros no Brasil, que vêm apresentando alta desde a abertura da sessão.
Ele lembra que nesta semana teremos nove falas de dirigentes do Fed, que devem afetar também as apostas para o rumo dos juros americanos nas próximas reuniões. A expectativa é de volatilidade nas taxas dos Treasuries, principalmente se o índice de preços ao consumidor (CPI) vier fraco na próxima terça-feira, durante o carnaval no Brasil, afirma. Faria Júnior ressalta que o Banco Central do México deve manter a taxa de juros em 11,25% ao ano nesta semana.
Cenário do Câmbio 05/02/2024
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 05/02/2024
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;